9 jul 2019 às 06:51 hs
Frente fria perde força, mas mantém temperaturas baixas em parte do país

Por G1

Tempo seco e frio predominam em grande parte do Brasil
Jornal Hoje
Tempo seco e frio predominam em grande parte do Brasil

Tempo seco e frio predominam em grande parte do Brasil

A frente fria que chegou na semana passada ainda mantém as temperaturas baixas em boa parte do país, mas a previsão é que o frio seja menos severo do que o registrado no fim de semana.

Segundo a previsão do Inmet, só dois municípios registraram temperaturas abaixo de zero nesta segunda-feira (8): Irati (PR) e Bom Jesus (RS), com -1,4 grau e -1 grau Celsius, respectivamente.

Em Curitiba, capital mais fria do país, temperaturas despencaram
Jornal Nacional
Em Curitiba, capital mais fria do país, temperaturas despencaram

Em Curitiba, capital mais fria do país, temperaturas despencaram

Fim de semana ‘congelado’

Em vários estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, temperaturas abaixo de zero no sábado e no domingo provocaram congelamento de lagos e cascatas, e a geada cobriu campos e lavouras, além de pelo menos uma morte ter sido registrada.

Em Santa Catarina, tem até estrada congelada. Em um trecho da rodovia Artur Pagani (SC-112) perto do município de Urupema, o asfalto congelou e ficou escorregadio tanto para pedestres quanto para os veículos.

Veja as previsões das temperaturas mínimas pelo Brasil nesta segunda-feira (8) — Foto: Reprodução/TV GloboVeja as previsões das temperaturas mínimas pelo Brasil nesta segunda-feira (8) — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja as previsões das temperaturas mínimas pelo Brasil nesta segunda-feira (8) — Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo (7), Urupema registrou a menor temperatura do país: -9,2 graus Celsius. Além do asfalto, o lago também congelou, além da cascata do Morro das Torres.

Após cinco dias de temperaturas abaixo de zero, os campos apareceram cobertos pela gerada em São Joaquim (SC).

Campos do Jordão registra temperatura negativa e geada — Foto: Alessandro Duarte/ Vanguarda RepórterCampos do Jordão registra temperatura negativa e geada — Foto: Alessandro Duarte/ Vanguarda Repórter

Campos do Jordão registra temperatura negativa e geada — Foto: Alessandro Duarte/ Vanguarda Repórter

Frio no Sudeste e no Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas começaram a subir, mas o estado teve o terceiro dia seguido de geada. Em Dourados (MS), a morte de um indígena está sendo investigada.

Campos do Jordão (SP) teve temperaturas negativas pelo segundo dia seguido.

Já no Parque Nacional do Itatiaia, que fica no Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais, os termômetros marcaram -8 graus na parte mais alta. Já em Bom Jesus da Penha, no sul de Minas Gerais, os produtores de café ficaram assustados com a geada negra, e temem perder a lavoura.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.