3 ago 2018 às 21:24 hs
3 estupros de crianças no mesmo dia assustam cidade de Coxim MS que tem média de 10 casos por mês

Três casos foram registrados só nesta quinta-feira

A cidade de Coxim, a 253 km de Campo Grande, registra em média 10 casos de abusos contra crianças por mês. Só nesta quinta-feira (2), três casos envolvendo estupro de meninos foram denunciados à Polícia da cidade e um suspeito foi preso em flagrante.

O número pode parecer alto para uma pequena cidade no interior do estado, com 33 mil habitantes, mas a conselheira tutelar Rosângela Zanchett explica que os índices não surpreendem quem trabalha na área. “Aqui temos uma média de 10 casos por mês. Não acontece todos os meses, mas é uma média. Os casos de ontem envolvem dois meninos e uma menina. Os agressores eram pessoas da família”, diz.

Segundo Zanchett, o conselho tutelar faz um trabalho de orientação em escolas e em entrevistas no rádio da cidade sobre o abuso e isso pode ter influenciado as denúncias. “Ter mais informação motiva que as próprias crianças superem uma barreira que é a denúncia. Elas mesmas contam o que sofrem para a mãe, então a denúncia chega até nós ou à Polícia”.

Os casos geralmente acontecem dentro de casa e envolvem pessoas próximas às crianças: são avós, pais e padrastos. Segundo o Conselho Tutelar de Coxim, as meninas entre 5 e 8 anos são a maioria entre as vítimas. “Além disso, atendemos todas as classes sociais. É verdade que ocorre mais entre os mais pobres, mas nenhuma classe está imune a este problema”, explica a conselheira.

Para o atendimento, a denúncia pode ser feita diretamente ao Conselho Tutelar, à Delegacia de Atendimento à Mulher, no caso de meninas, ou à 1º DP (Delegacia de Polícia de Coxim), no caso de meninos. Após a denúncia, as crianças são ouvidas primeiro por um psicólogo e só então pela delegacia. “Há uma nova lei, em que a criança precisa ser ouvida por uma escuta especializada, que seria no Fórum, mas em Coxim ainda não acontece”, explica a conselheira tutelar. O objetivo é que a criança não tenha que repetir a história muitas vezes, porque isso pode fazê-la sofrer.

Suspeito preso por estuprar duas crianças

Nesta quinta-feira (2), um trabalhador rural de 47 anos foi preso em Coxim suspeito de estuprar os filhos da enteada, meninos de 5 e 6 anos. De acordo com informações do site Edição MS, para cometer os abusos, o suspeito chamava as crianças para assistir vídeos no quarto e então as acariciava.

Ao ser preso em flagrante, o autor negou o crime, mas acabou confessando na delegacia. O campeiro foi conduzido à delegacia da cidade e a polícia continua investigando o caso.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.