Descobertas antigas ruínas romanas numa praia de Espanha

Correio do Pantanal

21 maio 2021 às 16:35 hs
Descobertas antigas ruínas romanas numa praia de Espanha
epa09206330 A view of Roman themal baths found on the coast of the town of Barbate, near Cadiz, southern Spain, 17 May 2021. The four-meter high structure, recently discovered, is well preserved as the sand has protected the ruins for some 2,000 years. EPA/Roman Rios

Maria CamposHoje às 20:57

Descobertas antigas ruínas romanas numa praia de Espanha

Um antigo complexo de banhos romano preservado foi descoberto numa praia no sul de Espanha.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Cádiz encontrou banhos romanos preservados com paredes com quase quatro metros de altura na praia de Los Caños de Meca, na região espanhola de Andaluzia.

Até agora, de acordo com a “CNN”, foram escavadas apenas duas divisões, permanecendo a maior parte do local intacto. Segundo um comunicado da universidade, o sítio arqueológico deverá estender-se por mais de um hectare.

As paredes das duas divisões já escavadas ficaram cobertas por areia “após o seu abandono no final da Antiguidade”, segundo os investigadores.

Os arqueólogos também encontraram cerâmicas medievais do século XII e XIII perto dos banhos.

Numa escavação separada no Cabo Trafalgar, na Andaluzia, foram encontrados pelo menos sete tanques romanos de salga – usados para preservar alimentos – com profundidades que variam de 1,5 a dois metros.

Além dos artefactos romanos, os investigadores também descobriram um túmulo pré-histórico intacto no Cabo Trafalgar. O cemitério, que tinha quatro mil anos, continha os restos mortais de várias pessoas.

“É maravilhoso”, disse Patricia del Pozo, ministra da Cultura da Andaluzia, acrescentando que as escavações mostraram que a região era “uma área incrivelmente atraente para todos os tipos de civilizações, o que nos dá uma história incrível”.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.