Alimentos que você pode congelar e não fazia ideia!

Correio do Pantanal

20 nov 2021 às 17:27 hs
Alimentos que você pode congelar e não fazia ideia!

20 de novembro de 2021 0

Foto: Divulgação

Com a correria do dia a dia, muitas vezes recorremos à fast-food porque não deu tempo de preparar uma refeição ou fomos derrotados pelo cansaço e a preguiça. Quem nunca, né?

Já as pessoas que moram sozinhas ainda têm aquele dilema se vale a pena cozinhar para uma pessoa, uma vez que alguns dos alimentos podem ser rapidamente perecíveis. Mas temos uma sugestão prática para ambos os casos!

É possível economizar dinheiro, tempo no fogão e evitar o desperdício congelando alguns itens. E não estamos falando de carne, peixe, legumes, polpas de frutas, sorvete e pizza, os quais já estamos familiarizados.

Há outros alimentos que talvez você achava que só poderiam ser consumidos frescos e que podem ter seus prazos de validade prolongados em temperaturas abaixo de zero.

Já pensou em deixar no freezer ovos, leite, farinha, queijo, abacate, ervas e alho? Estranho?

Batata chips – As batatas chips são quase livres de qualquer umidade. Por isso, ao descongelá-las, elas não ficarão moles. Além disso, pode comê-las assim que as tirar do congelador. Experimente!

Ovos –

É possível congelar os ovos, no entanto, estes têm de estar fora da casca. Pode congelá-los individualmente ou pode deixá-los batidos antes de ir para o freezer. Também pode separar as gemas das claras, se preferir.

Leite – Tal como diversos outros alimentos, o leite também pode ser congelado. Tenha cuidado só para não utilizar uma fonte de calor para descongelá-lo. 

Farinha –

Ao congelar a farinha, você poderá prolongar o seu prazo de validade. Mas certifique-se de armazená-la em um recipiente que fique bem tampado.

Queijo – Os queijos semiduros e também alguns duros são ótimos para congelar. Você pode cortá-los em cubinhos ou depois de triturá-lo. Cuidado com alguns queijos macios (como o brie), uma vez que estes não são adequados para serem congelados. 

Polpa de tomate – Quantas vezes você acabou por usar apenas uma colher e o resto acabou por ir para o lixo? A solução é congelar a polpa de tomate em porções de colheres de sopa

Molho pesto – Raramente utilizamos todo o recipiente quando compramos o molho pesto já pronto. A boa notícia é que você pode evitar o desperdício e congelá-lo

Abacate – Quer desfrutar de um guacamole e não tem abacates frescos em casa? Pode usar os que estão no freezer. No entanto, os abacates descongelados não são muito agradáveis para saladas.

Sopa – Congele a sopa em embalagens apropriadas. É importante calcular o tamanho das porções, uma vez que ao descongelá-la terá de tomá-la.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.