A variante já está no estado todo’: UFMS descobre 22 casos suspeitos da nova cepa da Covid-19 em MS

Correio do Pantanal

6 mar 2021 às 21:11 hs
A variante já está no estado todo’: UFMS descobre 22 casos suspeitos da nova cepa da Covid-19 em MS

A variante já está no estado todo’: UFMS descobre 22 casos suspeitos da nova cepa da Covid-19 em MS

Por José Câmara, G1 MS

05/03/2021 17h28  Atualizado há um dia


UFMS encontra nova variante da Covid-19 em 22 pessoas de MS — Foto: Thiago Duarte/Ascom Sesau

UFMS encontra nova variante da Covid-19 em 22 pessoas de MS — Foto: Thiago Duarte/Ascom Sesauhttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Pesquisadores da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) descobriram 22 casos suspeitos da nova variante da Covid-19, chamada de P.1, no estado. O responsável pelo estudo é o infectologista e professor da UFMS, Júlio Croda, que afirmou: “a nova variante está no estado todo”.

Croda explica que as amostras dos infectados foram coletadas durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. O pesquisador disse que o laboratório da universidade recebeu análises pré-selecionadas com uma carga viral muito alta, após, testaram para à Covid-19 e detectaram o sequenciamento da variante P.1.

“A P.1 tem a carga viral 10 vezes maior do que as outras variantes. Assim, vemos os exames com muita carga viral, funciona como uma forma de triar e encontrar mais. Depois as amostras foram para sequenciamento para confirmação”, disse Croda.

O infectologista disse que depois da confirmação, reportou os dados à secretaria estadual de Saúde (SES) e que até o momento não reconheceu os 22 casos da variante da Covid-19 encontrados pela faculdade de Medicina da UFMS.

Em nota, a SES informou que “40 amostras de controle de qualidade foram encaminhadas para análise de sequenciamento génico do laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG). Destas, 22 são de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e 18 são do Laboratório Central de MS”.https://4673a81bb4565e7bd899b4c73d33505e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

No começo desta semana, na quarta-feira (3), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, anunciou que Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso da variante brasileira P.1 do coronavírus em Corumbá.

O paciente é um homem de 37 anos que passou por Manaus em janeiro. O paciente chegou a ficar internado na UTI da Santa Casa de Corumbá e hoje está em recuperação em casa.

Croda alertou que a medida de prevenção contra a nova variante da Covid-19 não é diferente das já praticadas ao longo dos últimos meses. “Devemos aumentar o isolamento e as restrições, estamos perto do colapso e a nova variante deve ser responsável pelo aumento no número de casos”.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: