Vereador Vilmar Vendruscolo pede socorro aos produtores da agricultura familiar

Correio do Pantanal

26 ago 2021 às 07:53 hs
Vereador Vilmar Vendruscolo pede socorro aos produtores da agricultura familiar

Eduardo Riedel, Secretário de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, em audiência na quarta-feira (4), atendeu o vereador Vilmar Vendruscolo (PTB), o presidente da Câmara de Coxim, William Meira (PSDB) e o vice-prefeito, secretário municipal de Saúde e presidente do diretório local do PSDB, Flávio Dias. 

Das reivindicações apresentadas ao Eduardo Riedel, uma delas é a solicitação de auxílio financeiro do Governo de Mato Grosso do Sul, aos agricultores familiares e assentados, visando minimizar os impactos causados pela geada na área rural, que comprometeram grande parte da produção frutífera, hortaliças, pastagens e lavouras de subsistência (mandioca, banana, entre outras), que foram destruídas pela mudança climática, comprometendo a receita líquida estimada dos produtores e dessa forma inviabilizando os pagamentos e compromissos assumidos no decorrer do presente ano, sendo a produção a única fonte de renda, que já foi muito prejudicada pela seca em 2020.

Representante da classe dos produtores rurais, Vilmar Vendruscolo entregou ao Secretário de Estado Eduardo Riedel, o Laudo Técnico de Vistoria de Campo, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Coxim e pelo Escritório local da Agraer, mostrando à caótica e triste realidade do campo. 

“Os agricultores familiares precisam de apoio financeiro para sobrevivência durante esse período e permanência na área rural para retomar a atividade produtiva, superando as dificuldades deste momento, que pode ser considerado um estado de calamidade pública na produção, com graves conseqüências também para a cidade, com o êxodo rural e consequentemente a falta de alimentos, além da elevada alta nos preços”, afirmou Vilmar Vendruscolo.  

Vilmar Vendruscolo, declarou: “A agricultura familiar pede socorro, está precisando com urgência de ajuda neste momento difícil que estamos passando, visto que toda a produção está perdida, atingida em cheio pela geada e a seca. É  um cenário desesperador vivenciado pelos agricultores. Além de sofrermos as consequências da geada, passamos a conviver com um período de escassez de chuvas,  se intensificando o período de estiagem, levando ao colapso os córregos, reservatórios e fontes de água nas propriedades rurais”. 

Pavimentação asfáltica 

Outra reivindicação apresentada pelo vereador Vilmar Vendruscolo ao secretário de Estado Eduardo Riedel, trata-se da alocação de recursos no orçamento da União, para pavimentação asfáltica do trecho entre a BR-359 até a sede do distrito Alves Planalto, perfazendo uma distância aproximada de 6 (seis) km. 

Em suas justificativas, o parlamentar declarou que o núcleo rural é um dos distritos mais antigos de Coxim, tendo como acesso a via CX 013, que liga ao município de Pedro Gomes, a BR-359 e a BR-163. 

“A via atende uma região composta por produtores da pecuária de corte e leite, agricultores tradicionais, dois assentamentos em franca expansão, lavouras de grãos, e ainda um grande número de ranchos pesqueiros que proporcionam o turismo rural. A pavimentação asfáltica dessa via, além de proporcionar segurança e comodidade na trafegabilidade, vai impulsionar o desenvolvimento do distrito e da região, gerando empregos e renda, além de contribuir para a permanência do homem no campo”, ressaltou o vereador.

Vilmar Vendruscolo fez questão de destacar que  a audiência viabilizada por ele com o Secretário de Estado Eduardo Riedel, foi muito produtiva e vai render “bons frutos”, onde foram solicitadas várias demandas do município, tanto da área rural como urbana. 

“O Eduardo Riedel, além de nos receber com toda atenção, fez o compromisso de atender e socorrer Coxim. Quero agradecer ao Governador Reinaldo Azambuja e ao Secretário Riedel pela parceria e compromisso, com a certeza de que  esta união de forças, ganha o Estado, o Município e a nossa comunidade”, finalizou Vilmar. 

Veja abaixo, fotos das plantações atingidas pela geada e seca, na região rural de Coxim:

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.