Voltou a ser um vista em público uma das embarcações mais curiosas da Marinha americana, agora que se fala numa intervenção deste país no Síria. O M80 Stiletto é um pentamarã, com uma aparência idealizada para evitar a deteção por vários meios, e ainda é considerado um protótipo, embora já tenha sido usado em missões pelos Marines.

A forma de pentamarã foi escolhida para reduzir o arrasto naturalmente sofrido pelo casco na água, melhorando assim a velocidade de ponta e reduzindo o ruído, tanto dos motores como das ondas a bater na sua estrutura. Com 27 metros de comprimento e um casco construído em fibra de carbono, pesa apenas 60 toneladas com carga máxima.

Os quatro motores Caterpillar, com 1650 cv cada uma, permitem-lhe atingir os 60 nós (110 km/h) de velocidade máxima, a uma distância máxima de 500 milhas náuticas (925 km). Necessita apenas de uma tripulação de três pessoas para o operar, carregando um barco insuflável com capacidade para 12 marines ou submersível autónomo no seu interior. Também pode lançar drones de uma rampa no convés.

O M80 Stiletto foi recentemente transferido da sua base habitual, no estado da Virgínia, para o Porto Nacional, em Washington DC. Resta saber qual será a sua próxima missão.